(65) 3055-2882

Notícias

Comidas de Guerra: Maria Izabel, Farofa de Banana e Carne Seca com Banana Verde.


Carne seca com banana verde.
Foto de blog sabores de matogrosso

Farofa de Banana
Foto de gshow

Maria Isabel
Foto de G1

Mojica
Foto de blog ciadacomida

Na Guerra do Paraguai, que envolveu o país contra Brasil, Uruguai e Argentina, foi suspensa a navegação pelos rios Cuiabá, Paraná e Paraguai.  Isso solou nossa região, visto que, na época, o único meio de ligação com o restante do país que tínhamos era via transporte fluvial.

Sem condições de adquirir alimentos e produtos de fora, os cuiabanos tiveram que usar a imaginação e consumir somente o que se produzia aqui. O arroz era cultivado nas margens do rio Cuiabá, a carne vinha da criação de gado, que já era expressiva à época e plantava-se também mandioca, abóbora e a banana da terra, já típica na região.

A Carne seca com banana verde que tanto adoramos, é um ótimo exemplo de engenhosidade. Tendo em vista que, naquele tempo, não existiam muitas opções para a conservação da carne, ela era exposta ao sol para secar e desidratar, assim durava muito mais tempo. Assim como esse prato tão delicioso, vem da época também a farofa de banana e Maria Izabel.

O costume de pesca e consumo de peixes, que já era forte, se consolidou ainda mais no período. E, daí tem o início do amor pelas ventrechas de pacu e a mojica, que nada mais é do que um ensopado de peixe com mandioca. No que se refere a sobremesa, a abóbora fez parceria com a rapadura e formaram um doce conhecido por boipá.

Neste caso, as decorrências de uma guerra renderam ótimos pratos para nossa história gastronômica, criados sim em tempos de muita turbulência em nosso estado, mas que hoje nos enchem de orgulho e fazem parte das nossas refeições do dia-a-dia. 

Conteúdo relacionado